Sobre a doença celíaca ..

                               Antes:                                                                                     Depois 
Muitas pessoas vem me questionado sobre a doença celíaca, sobre - o que é, de onde vem, é contagiosa, é doença de rico, frescurite aguda. qual os sintomas e qual o tratamento?
Então respondendo algumas perguntas...

A doença celíaca é provocada pelo Glúten. 

Mas o que é Glúten? 

O Glúten é uma proteína formada por duas outras proteínas (gliadina e glutenina) e está presente no trigo, cevada, malte, centeio, aveia e seus derivados. 

A farinha de trigo por exemplo antigamente na era de Cristo era original e saudável ou seja ela não continha Glúten, mas os cientistas muito “inteligentes” fizeram essa mistura de (gliadina e glutenina ) que se chama Glúten e o injetaram na coitada da semente do trigo, assim a cevada, o malte, o centeio, a aveia e seus derivados também ficaram contaminados pelo Glúten, esses mesmos cientistas alegam que o Glúten dá mais elasticidade as massas, e sustenta mais , mas junto com essa descoberta vieram as doenças provocadas pelo Glúten, e uma delas é a doença celíaca. 

Nada pode dar certo quando se modifica a natureza e assim fizeram com o trigo sagrado de Cristo.

Não é fácil conviver com a doença celíaca, quando existe tanto preconceito e discriminação por falta de conhecimento ou até mesmo aceitação sobre o mal que o Glúten faz ao organismo seja para quem tem doença celíaca ou não.

Vivemos hoje em dia uma guerra entre os produtores de Trigo e os produtores de farinhas e produtos sem glúten que hoje se encontram no mercado, existem conflitos de informações deixando a população dividida entre a verdade e a ficção, com isso muitas pessoas que tem a doença celíaca não buscam ajuda , mas só quem sofre com doença e com os sintomas causados pelo Glúten sabem a diferença entre continuar inserindo glúten no organismo ou deixar de consumir. 

O sofrimento faz a gente procurar ajuda, e os sintomas provam o que está certo ou errado, entre as explicações dos fabricantes de Farinhas com glúten e os fabricantes de farinhas sem glúten só existe um jeito de comprovar quem está certo ou errado, é através do nossos sintomas, só quem sente sabe o que faz bem e o que faz mal e essa sensibilidade ninguém pode tirar de nós só depende de cada um saber o que é bom e que não é, e cada um de nós sabemos o que é certo ou errado. 

Os sintomas da doença celíaca são vários, desde até uma simples dores nas articulações como também pode provocar um câncer, o organismo de pessoas com a doença celíaca é muito sensível e qualquer sintomas simples pode se tornar muito grave por ingerir o Glúten.

Existem vários tipos de Celíacos:
  • Alguns nunca engordam vivem muito magros mas com inchaço exagerado no abdômen.
  • Outros incham tanto que parece que toma fermento, não é gordura é inchaço e o consumo de glúten ativa a tireoide ( esse é meu caso inchaço) 
  • Também tem celíacos que tem alergia, a pele fica toda vermelha, cheio de bolhas e o simples fato de respirar a farinha de trigo, podem vir a ter ataque anafilático, provocando até morte. 
Muitas pessoas tem a doença celíaca, ou intolerância ao glúten mas não sabem vivem tomando medicação para isso, para aquilo, e nada resolve, nunca se curam e só piora a saúde, por exemplo foi o meu caso, eu pesava 95 kilos, e vivia doente , tomando medicação e antibióticos, com dores, e problemas intestinais, e refluxo, quando fiquei sabendo que meu exame deu positivo para doença celíaca , retirei o glúten imediatamente, em 15 dias melhorei, e em 1 mês já estava com 60 kilos, porque meu problema com glúten era inchaço ou seja eu era inchada e não gorda. 

Lembra quando a gente era criança e não tinha cola para colar os cadernos escolares? A gente improvisava e fazia cola de farinha de trigo e água , essa mistura virava cola e colava tudo, então essa mesma cola forma em nosso corpo, nos intestinos, no aparelho digestivo e para quem tem sensibilidade ao Glúten essa cola torna-se um inimigo poderoso que destrói o nosso organismo , essa cola forma no organismo de todas as pessoas que consomem glúten, mas para quem tem a Doença Celíaca o resultado pode ser mortal.

Mas atenção : não retire o glúten de sua alimentação por conta própria, sem acompanhamento médico ou nutricionista , porque se a vida inteira você consumiu o glúten, então o seu organismo se acostumou com a enzima do Glúten e o organismo tem um choque alimentar de vitaminas e se retirar sem acompanhamento de especialistas pode ser prejudicial pois o organismo tem que ser limpo do glúten mas é precisa suprir as vitaminas que ele precisa para ter uma vida e alimentação saudável, tem que haver uma combinação alimentar para manter um equilíbrio alimentar saudável, o Glúten leva muito tempo para ser eliminado do organismo, e nesse período de limpeza não se deve comer e nem beber nada que contenha nem um mínimo de glúten possível. ( essas orientações obtive com meus médicos no início do meu tratamento) 

A contaminação cruzada 

Todas as vezes que eu tenho contato com glúten eu passo muito mal dores nas articulações, dores no intestinos, e fico muito inchada, quanto estou assim eu digo que fico gravida do Glúten, pois a barriga fica enorme e parece que estou de 9 meses de gravidez, por mais que eu me cuide nem sempre será 100% pois vivemos em um mundo de Glúten e de pessoas incompreensivas, e ainda quando estou assim vem aquelas pessoas mal informadas dizendo "Ah nossa como você engordou"  como não bastasse o sofrimento das dores ainda tem que ouvir pessoas tirando sarro da nossa cara e achando que estamos gordas, afff

Conviver com a contaminação cruzada não é fácil porque qualquer casquinha de pão que caia em meu copo de leite por exemplo já faz um estrago, ai você leitora querida deve estar se perguntando nossa VGitana mas só uma casquinha isso é exagero, eu respondo NÃO , NÃO É... para quem tem a doença celíaca, qualquer vestígio de Glúten é um risco, tanto que o recomendado para quem tem doença celíaca é ter em sua casa sua própria cozinha, montada desde o fogão até uma simples colher de sobremesa, ou seja para ter uma cozinha livre de Glúten tem que comprar tudo novo, isso mesmo novinho em folha e nunca deixar entrar nessa cozinha nada que contenha Glúten, pois até o forno se assar um bolo, ou pão normal, contamina os alimentos sem Glúten, supondo que 2 litros de alimento, por exemplo 2 litros de leite. se colocarmos 1 gota de glúten (que tem 50 miligramas), o leite ficará contaminado.

Então quando for sair e comer fora de casa que não seja um lugar seguro sem Glúten o melhor a fazer é levar sua marmitinha, frutas e alimentos fáceis de transportar para não ter que sofrer contaminação cruzada, ou contaminação direta com o glúten, ou comer bem em casa e quando estiver em alguma festa falar que está sem fome que não está legal, porque infelizmente não é todo mundo que entende ou quer entender sobre a doença celíaca. Viu , como não é fácil conviver com a doença celíaca e com a contaminação cruzada...

Minhas respostas para perguntas e comentários sobre quem não conhece a doença celíaca :

Pergunta de Pessoas mal informadas , como por exemplo:

_ Coma um pedacinho não faz mal.?

Eu: Sim um pedacinho faz muito mal... 

_Coma o que não mata engorda?

Eu: Se eu comer não só vou inchar como também posso morrer.

-Coma a vida é tão curta se privar de comer o que quer?

Eu: Se eu comer é que a minha vida vai se encurtar ainda mais...

-Mas você não sente vontade de comer tal coisa?

Eu: Vontade é coisa que dá e passa, a dores e o mal estar não..

_ Nossa essa doença é contagiosa.?

Eu: Contagiosa não é e o único contagio que pode haver é continuar ingerindo Glúten sem poder , ou seja a pessoa se contamina por que quer.

Sobre minha alimentação: 

Claro que as industrias se aproveitam do diferencial de uma alimentação sem glúten e com glúten alguns mercados e industrias alimentícias, encarecem muito os produtos sem glúten, chega a custar o triplo do normal, muitos se aproveitam mesmo, porque as pessoas com a doença celíaca  tem a restrição alimentar e não podem viver sem produtos sem glúten e necessitam comprar independente do preço, outros porque precisam de equipamentos próprios para a manipulação dos alimentos zero glúten nas indústrias.

Mas eu descobri uma forma de conviver sem esses produtos industrializados, porque a natureza oferecem para nós esses benefícios e que não são caros e são muito saudáveis como as frutas, legumes e verduras, carne, arroz, feijão, leguminosas são produtos que não contém glúten, claro que tem que ser preparado da maneira certa com temperos naturais sem usar temperos industrializados e os alimentos serem preparados em uma cozinha limpa e livre de glúten.
Também podemos diferenciar a alimentação com crepioca, tapioca, pipoca, leite zero lactose, chás, café, bolo e pão sem glúten, feitos com farinha de arroz, fubá ou farinhas especiais sem glúten apesar do preço existem essas variáveis que podemos ter como opção também, tem que gostar de cozinhar para pode fazer em casa, porque fica mais em conta do que comprar industrializado pronto.

Doença Celíaca, Sintomas :

• Distensão abdominal (barriga inchada)
• Dor abdominal
• Perda de peso ou ganho de peso
• Osteoporose

Diagnóstico: Exames de sangue:
• Anti-transglutaminase -(anti-tTG)
• Anti-endomísio - (anti-EmA)
Biópsia:  Teste genético

Tratamento: O único tratamento é uma alimentação sem glúten por toda a vida com acompanhamento por nutricionista especialista.

Restrições: O celíaco não pode comer pão francês, não pode beber cerveja, não pode comer bolo, não pode comer macarrão, não pode comer sanduiche, não pode comer biscoito, etc. Ou seja tudo que leva farinha de trigo, centeio, cevada e aveia.

Cura:  Não existe cura, a doença celíaca se não tratada pode levar a morte


Tudo que o que relatei aqui sobre a doença celíaca é através da orientação que recebi dos médicos e da nutricionista e também da Fenacelbra, também por ter a Doença Celíaca pelo qual convivo a mais de 5 anos ... 

Para quem não sabe a Fenacelbra é a voz nacional das Associações de Celíacos do Brasil e se dedica a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela Doença Celíaca e Desordens relacionadas ao glúten: Leia mais aqui : ↪ Fenacelbra.com.br


by_____Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ┊☽✫ VGitana © Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ┊☽✫
Respeite os Direitos Autorais
© Todos os Direitos Reservados


Postagens Anteriores

Mostrar mais