10 de julho - Dia Mundial da Pizza

História da Pizza


A história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos atrás, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.
Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de recamar seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos distintos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.
No começo da sua trajetória cultural, a pizza contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva, comuns neste prato em seu formato convencional. Os italianos levaram a fama por adicionar o uso do tomate – recém-chegado da América pelas mãos dos espanhóis -, que se tornaria essencial na confecção desta iguaria. Restava à pizza conquistar seu formato definitivo, pois ainda era produzida como o atual calzone e o sanduíche, ou seja, dobrada ao meio.
PIZZA DOCE  

A pizza doce caiu no gosto dos brasileiros e é sucesso garantido entre crianças e adultos. São inúmeras as possibilidades e combinações de recheios.
De chocolate, Morango, banana prestígio, de frutas, de doce de leite…As opções são diversas e o que não falta é criatividade.
Hoje, os rodízios – tanto de pizzarias como os feitos em casa entre amigos – incluem pelo menos um sabor de pizza doce.

PIZZA CASEIRA:

INGREDIENTES
1 pitada de açúcar
1 tablete de 15 g de fermento fresco
1 pitada de sal
1 colher de (chá) de azeite
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água morna

MODO DE PREPARO
1.Misture o açúcar com o fermento e o sal, até o fermento desmanchar.
2.Adicione o azeite, sempre misturando.
3.Adicione a farinha e a água morna.
4.Misture tudo até desgrudar totalmente da mão.
5.Deixe a massa descansar por 15 minutos.
6.Depois divida a massa em bolinhas iguais.
7.Disponha numa assadeira ou travessa enfarinhada, deixando um espaço para que possam crescer.
8.Cubra e deixe as massas fermentarem por 1 hora e 30 minutos, em recipiente coberto.
9.Em seguida abra cada massa com a ajuda de um de um rolo.
DICA: O tamanho padrão para uma pizza grande é de 35cm de diâmetro.
10.Disponha a massa numa forma levemente untada com margarina.
11.Espalhe uma concha de molho por cima da massa.
12.Recheie com o recheio de sua preferência, queijo, calabresa, frango e etc..
13.Em seguida leve para assar em forno alto preaquecido até que a massa fique levemente dourada e o recheio derreta ou doure.


Qual é a origem da típica expressão brasileira:
“Tudo acaba em pizza”? 
Reza a lenda que a origem remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores consequências. Provém daí o significado popular da expressão “acabar em pizza”: algo que parte do nada e não chega a lugar algum.
Especialmente no Brasil, que tem uma grande colônia italiana, o consumo de pizzas é grande e sofisticado, com o ato de reunir-se numa pizzaria sendo frequentemente significado de celebração e acordo. Deste costume, surgiu a expressão, comumente usada no país, associando um processo que envolva ações de ética ou legalidade duvidosa a esta celebração.
Quando apenas alguns dos envolvidos de menor importância são penalizados ou exista um movimento de acomodação, terminando em mesa de negociação, ou “terminando em pizza”, como se as partes envolvidas, acusados e acusadores, se sentassem numa pizzaria e, apreciando a saborosa iguaria, celebrassem o acordo durante uma “rodada de pizza”.

Fonte: Pesquisa Google 

by__Ƹ̵̡Óœ̵̨̄Æ· ┊☽✫ VGitana © Ƹ̵̡Óœ̵̨̄Æ· ┊☽✫
Respeite os Direitos Autorais
©Todos os Direitos Reservados

Postagens Anteriores

Mostrar mais